Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma conta oficial da diplomacia israelense nas redes sociais provocou o Brasil e acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o Holocausto. O governo de Israel, juntamente com o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, usou uma de suas contas oficiais para ironizar o Brasil e Lula por suas declarações recentes sobre Israel, Gaza e o Holocausto.
Em resposta a uma pergunta sobre o que vem à mente ao pensar no Brasil, a conta oficial de Israel respondeu: “Antes ou depois de Lula se tornar um negacionista do Holocausto?”. A provocação ocorreu depois que Lula comparou a situação do povo palestino ao dos judeus perseguidos na Alemanha nazista por Adolf Hitler.
Before or after @LulaOficial went full on Holocaust denier? https://t.co/lI5tuLLL3o
— Israel ישראל 🇮🇱 (@Israel) February 20, 2024
As declarações de Lula geraram críticas do governo israelense, que declarou o ex-presidente “persona non grata” no país e exigiu uma retratação. Lula optou pelo silêncio e não se desculpou. Em meio à crise diplomática, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com o embaixador de Israel no país, Daniel Zonshine, em uma tentativa de mediar a situação e evitar uma ruptura nas relações entre os dois países.