Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
29% das empresas do setor de bares e restaurantes do Brasil relataram prejuízos em janeiro deste ano, um aumento de 60% em comparação aos 18% dos empreendimentos que fecharam dezembro de 2023 “no vermelho”. Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Foram ouvidos 2.128 empresários do setor, em todos os estados do Brasil, entre os dias 19 e 26 de fevereiro. Segundo o levantamento, 59% dos bares e restaurantes do país tiveram faturamento menor em janeiro do que no mês anterior.
Segundo a pesquisa, a queda no faturamento ajuda a explicar o mau desempenho. Nas regiões não turísticas, o faturamento caiu 10%.
“Janeiro foi um mês duro”, disse o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, à Agência Brasil. “A gente vinha melhorando. Em dezembro, o setor tinha chegado ao menor número do ano. Isso estava nos animando. Mas veio uma rebordosa grande em janeiro”.
Solmucci esclareceu que janeiro tem particularidades. Nas áreas turísticas brasileiras, como o Rio de Janeiro, Santa Catarina e o litoral do Nordeste, janeiro foi um mês bom.
Em outras localidades, como o estado de São Paulo e o Distrito Federal, o movimento caiu. “O Brasil é muito diferente. Ele fica mais assimétrico em janeiro do que o normal”.
No 1º mês deste ano, houve queda significativa no percentual de estabelecimentos que registraram lucro, passando de 48% em dezembro para 34% em janeiro.
O presidente da Abrasel disse que janeiro sofreu também o efeito das chuvas que levaram muita gente a ficar em casa, com algumas cidades inundadas, inclusive os grandes centros.
“Acabou que janeiro foi um mês duro. Não foi bom, não”, afirmou Solmucci.