Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Brasil já contabiliza mais de 1,6 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue no ano de 2024, de acordo com os dados atualizados pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgados nesta sexta-feira (16). Essa cifra ultrapassa os números totais de 2023, que alcançaram 1.658.816 casos nas primeiras dez semanas do ano.
Este é o segundo maior registro desde o início da série histórica, iniciada em 2000. O pico de casos prováveis foi observado em 2015, com um total de 1.688.688.
Comparativamente, no mesmo período do ano anterior, o Brasil contabilizava apenas 326.342 casos em menos de três meses.
Além disso, o relatório aponta que foram confirmadas 513 mortes decorrentes de dengue desde janeiro, enquanto 903 óbitos permanecem em investigação. No ano de 2023, foram registrados 202 óbitos entre as semanas 01 e 10.
Oito estados e o Distrito Federal decretaram estado de emergência devido à dengue até a última sexta-feira (14). Entre eles estão Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, que se destacam como os estados com maior incidência da doença.
O Ministério da Saúde ressalta que 75% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão localizados dentro e nos arredores das residências. “O momento requer intensificação da prevenção e cuidado, com ação conjunta entre governadores, prefeitos e toda a sociedade para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue”, afirma a pasta.