Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta segunda-feira (18), um grupo independente de monitoramento eleitoral da Rússia disse que a eleição presidencial vencida por Vladimir Putin de forma esmagadora, com quase 90% dos votos, foi a mais fraudulenta e corrupta da história do país.
O grupo Golos (“Voz”) disse que a eleição recente não podem ser consideradas genuínas porque “a campanha ocorreu numa situação em que os artigos fundamentais da Constituição da Rússia, que garantem os direitos e liberdades políticas, não estavam essencialmente em vigor”.
“Nunca antes vimos uma campanha presidencial que ficou tão aquém dos padrões constitucionais”, afirmou o grupo em um comunicado.
Os Estados Unidos, a Alemanha, o Reino Unido e outros afirmaram que a votação não foi livre nem justa devido à prisão de opositores políticos e à censura.
Fundada em 2000, o Golos é o único órgão de fiscalização eleitoral da Rússia independente das autoridades. Porém, ele foi considerado um “agente estrangeiro” em 2013 e proibido de enviar observadores aos locais de votação.