Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
No domingo (31), o partido AKP, do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan, foi derrotado pelo principal grupo da oposição, o Partido Republicano Popular (CHP, na sigla em turco), nas eleições autárquicas na Turquia (municipais). Erdoğan não conseguiu recuperar Istambul e Ancara, mas prometeu “respeitar a decisão da nação” nas urnas.
Com a reeleição em Istambul, Ekrem İmamoglu, da oposição, está sendo apontado como potencial candidato à Presidência da Turquia nas eleições de 2028.
O CHP reivindicou uma vitória “histórica” depois de derrotar o AKP nas principais cidades do país, de acordo com os resultados oficiais das eleições autárquicas de ontem.
Com afluência superior a 77%, o CHP obteve 37,7% dos votos contra 35,5% do AK Parti, depois de contados 99,8% dos votos.
Com o partido de Erdoğan, perdendo terreno e ele mesmo assumindo ser este um ponto de virada, a situação econômica, com a inflação atingindo 70%, é uma das causas apontadas para a mudança do cenário político.
A oposição acrescenta que há o descontentamento da população com o que chama de políticas autoritárias do atual presidente.
No total, o CHP venceu em 36 das 81 províncias. A maior parte do poder regional na Turquia Ocidental está agora pintada de vermelho, a cor do CHP.