Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O pai de um dos israelenses mantidos como reféns pelo Hamas faleceu horas antes do resgate de seu filho, que ocorreu no último sábado (8). Almog Meir Jan, de 21 anos, juntamente com outras quatro pessoas que estavam em cativeiro pelo grupo extremista por oito meses, foi resgatado com vida em uma operação na Faixa de Gaza. A informação sobre a morte do pai de Meir Jan, Yossi, foi divulgada pelo jornal The Times of Israel.
Segundo relatos, Dina Jan, tia do jovem, compartilhou à emissora pública israelense Kan que seu irmão “morreu de tristeza e não conseguiu ver o filho retornar”. “Na noite anterior ao retorno de Almog, o coração do meu irmão parou”.
Em meio à alegria pelo resgate do jovem, Dina expressou o profundo luto que a família enfrenta. “Estamos muito felizes com o retorno do jovem, mas o cérebro não consegue absorver que isso é o fim. Estamos quebrados”, desabafou.
De acordo com Dina, Yossi residia sozinho em Kfar Saba, no Distrito Central de Israel, e “ficou grudado na televisão durante oito meses inteiros, agarrando-se a cada informação”. Ela enfatizou o forte vínculo entre pai e filho: “Ele amava muito Almog, cuidava muito dele, queria saber o que estava acontecendo com ele e o que estava passando”.
A angústia de Yossi durante o período em que o filho estava em cativeiro foi evidente. “Ele não aguentou, cada [potencial acordo de reféns] que explodiu em seu rosto partiu seu coração”, lamentou Dina.
A mulher relatou que Yossi perdeu cerca de 20 kg durante os oito meses em que Almog foi mantido como refém. “Ele se fechava, não queria ver gente. Todos estavam preocupados com Yossi, mas ele não conseguia se comunicar com ninguém”, pontuou.
O Exército israelense tentou entrar em contato com Yossi para informar sobre o resgate de seu filho, porém sem sucesso. Foi então que a tia foi à casa dele para dar a boa notícia e encontrou-o falecido na sala. Segundo o The Times of Israel, Yossi tinha 57 anos.
Almog Meir Jan e os outros quatro resgatados no sábado haviam sido sequestrados pelo Hamas durante um festival de música em Israel, durante o ataque ocorrido em 7 de outubro de 2023.