Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou um episódio durante o anúncio de um pacote de investimentos em educação e saúde no Ceará. Lula mencionou que uma foto sua na praia do Pico, no Ceará, causou inveja em muitas pessoas. Na época, ele estava hospedado na casa da família do então governador do Ceará, Camilo Santana, que hoje é ministro da Educação.
Durante sua visita à praia, policiais cercaram o local para garantir a privacidade do casal. Na famosa foto, Lula aparecia sorridente, usando um boné esportivo e de sunga. “Quando eu convidei esse homem [Camilo Santana] para ser ministro da Educação, não foi porque ele é bonitão, porque ele é bem casado, ou porque ele tem uma casa na praia e me convidou para ir lá. Vocês viram aquela fotografia na praia que apareceu minhas coxas causando inveja para todo mundo, foi na casa dele. Quando convidei esse cara para ser ministro da Educação, foi porque ele é aqui do Ceará”, disse Lula durante o evento em Fortaleza.
Em tom de campanha eleitoral, Lula destacou a necessidade de investir na educação superior do país. Ele compartilhou seu sonho de frequentar a faculdade, mas revelou que apenas fez um curso técnico para ser torneiro mecânico antes de chegar à presidência.
No evento, Lula e Camilo Santana anunciaram um investimento de R$ 778,9 milhões do Novo PAC para a expansão e consolidação de institutos federais de ensino e saúde no Ceará. Os recursos serão destinados às universidades federais do Ceará (UFC), Cariri (UFCA), Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Foram também lançadas as pedras fundamentais do novo Hospital Universitário da UFC e do Hospital Universitário do Cariri (UFCA), do Campus Iracema da UFC em Fortaleza, do campus da Unilab em Baturité e de quatro novos campi do IFCE: dois em Fortaleza (Messejana e São Gerardo), e os outros dois nos municípios de Mauriti e Campos Sales.