Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (10), teve início a demolição do prédio onde funcionava a Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Marcando o início das obras, o letreiro da boate foi removido para dar lugar a um memorial em homenagem às 242 vítimas fatais do trágico incêndio ocorrido em 2013.
Sobreviventes e familiares das vítimas participaram do evento emocionante, soltando 242 balões brancos em memória dos que se foram. Gabriel Rovadoschi, presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), leu uma carta aos moradores locais, destacando a importância do novo memorial.
O projeto do memorial, com área de 383,65 metros quadrados, incluirá um auditório, uma sala multiuso e a sede da AVTSM. Um jardim circular central será ornamentado com 242 pilares de madeira, cada um com o nome de uma vítima e um suporte para flores, simbolizando a memória eterna dos que perderam suas vidas.
A gestão do memorial será conduzida pela associação das vítimas, conforme anunciado pelo prefeito Jorge Pozzobom, que espera que o espaço sirva como um símbolo contra a impunidade e o esquecimento.
O prazo para conclusão das obras é de oito meses, iniciando com a definição dos itens do acervo, remoção do telhado e classificação dos resíduos no local. A INFA Incorporadora Farroupilha, de Triunfo, foi escolhida para a execução do projeto, com um custo estimado de R$ 4.870.004,68, financiado em parte pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do MPRS e pela Prefeitura de Santa Maria.