Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (06) que, ao enviar o Orçamento ao Congresso Nacional em 2026, último ano de seu mandato, o documento incluirá a isenção de imposto de renda para salários de até 5 mil reais.
Lula indicou que o impacto da medida será contemplado na proposta orçamentária de 2027, sem fornecer mais detalhes.
“Vou cumprir essa promessa. Em 2026, na hora que for mandado o Orçamento para o Congresso Nacional estará lá a rubrica de que quem ganha até 5 mil reais não pagará imposto de renda. Isso é um compromisso que eu tenho ao longo da minha história”, disse o petista em entrevista à rádio Difusora, de Goiânia.
Anualmente, em agosto, o governo envia ao Congresso um projeto de lei orçamentária referente ao ano seguinte. Dessa forma, a peça encaminhada em 2026 será executada apenas em 2027, quando o mandato atual de Lula já terá terminado.
A isenção do imposto de renda para quem recebe até 5 mil reais foi uma das principais promessas da campanha de Lula em 2022, com o compromisso de implementá-la até o final de seu mandato.
Até agora, entretanto, o governo ampliou a isenção apenas para quem ganha até dois salários mínimos, o equivalente a 2.824 reais por mês.
O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2024, já enviado ao Congresso, não inclui a ampliação dessa faixa de isenção.