Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta terça-feira (17), o Shin Bet, serviço de inteligência interno de Israel, anunciou a frustração de um ataque planejado para os próximos dias pelo grupo terrorista Hezbollah contra um ex-oficial de segurança de alto escalão, sem revelar detalhes sobre a identidade do alvo.
O comunicado do Shin Bet informou que o ataque visava um ex-alto funcionário do sistema de segurança de Israel e estava previsto para ocorrer em breve.
Durante a operação, os agentes encontraram um explosivo Claymore, conhecido por ser utilizado pelo Hezbollah, que estava equipado com um mecanismo de acionamento remoto e uma câmera, permitindo sua ativação a partir do Líbano.
O ex-oficial, suposto alvo do ataque, foi notificado pelos agentes, que não divulgaram sua identidade. O artefato explosivo encontrado é semelhante ao que foi detonador pelo Hezbollah no Parque Yarkon, em Tel Aviv, em 15 de setembro de 2023, sem causar feridos. O Shin Bet avaliou que os agentes do Hezbollah envolvidos neste incidente também estiveram por trás do ataque de setembro do ano passado.
Atualmente, Israel e o Hezbollah estão em meio a um intenso confronto na fronteira com o Líbano, onde a milícia apoiada pelo Irã opera, especialmente após o início da guerra na Faixa de Gaza, que já se estende por 11 meses.
Nesta terça, o Exército israelense atacou uma infraestrutura que classificou como terrorista na área de Bilda, no sul do Líbano, resultando na morte de três terroristas do grupo libanês, conforme informou um comunicado militar.
O Exército israelense detalhou que suas forças aéreas atingiram a infraestrutura e eliminaram três terroristas que operavam no local.
Nos últimos dias, Israel endureceu sua retórica contra o Hezbollah e reavaliou a possibilidade de declarar uma guerra aberta com o grupo libanês.