Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O líder da Rússia, Vladimir Putin, alertou o Ocidente nesta quarta-feira (25) sobre a possibilidade de uso de armas nucleares caso o país seja atacado com mísseis convencionais. Ele enfatizou que qualquer agressão apoiada por uma potência nuclear seria considerada um ataque conjunto.
A mudança na doutrina nuclear oficial russa foi anunciada em um momento em que os Estados Unidos e o Reino Unido estão avaliando a autorização para que a Ucrânia utilize armamentos ocidentais em ofensivas contra a Rússia.
Durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, Putin justificou a alteração como uma resposta às rápidas transformações do cenário global, que, segundo ele, trazem novas ameaças e riscos para o país.
Além disso, o presidente russo ressaltou que Moscou se reserva o direito de empregar armas nucleares em defesa da Bielorrússia, um de seus aliados, caso este sofra agressões, inclusive por meio de armamentos convencionais.
As declarações de Putin nesta quarta-feira seguem um aviso prévio de que a permissão para que a Ucrânia utilize armamentos ocidentais de longo alcance em ataques ao território russo caracterizaria uma situação de guerra entre a Rússia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
“Consideramos esta possibilidade se recebermos informações confiáveis de um lançamento massivo de meios de ataque aeroespaciais”, disse Putin.