Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em resposta ao ataque massivo de mísseis balísticos lançado pelo Irã contra Israel, as Forças de Defesa de Israel (IDF) prometeram uma ação decisiva. O Chefe de Estado-Maior das IDF, Tenente-General Herzi Halevi, afirmou, após uma avaliação da situação, que Israel irá retaliar em momento oportuno.
“Combinamos um comportamento civil exemplar com uma defesa aérea muito forte, o que provou nossa capacidade de impedir que o inimigo tivesse êxito”, disse Halevi em comunicado oficial divulgado pela IDF. Ele ainda ressaltou que a resposta israelense será precisa e surpreendente. “Escolheremos o momento certo para cobrar o preço e demonstraremos nossas capacidades de ataque preciso e surpreendente, conforme as diretrizes do escalão político.”
O ataque iraniano, ocorrido na noite de terça-feira, envolveu o disparo de dezenas de mísseis balísticos contra várias regiões de Israel. Em seguida, o porta-voz-chefe das IDF, Daniel Hagari, fez uma declaração confirmando que o sistema de defesa aérea israelense conseguiu interceptar muitos dos projéteis inimigos.
“Neste momento, não vemos outras ameaças aéreas vindas do Irã… Por isso, emitimos instruções para que [a população israelense] deixe as áreas de segurança”, disse Hagari. Ele também informou que, até o momento, não há relatos de feridos, apesar de alguns mísseis terem atingido regiões centrais de Israel. “Durante nossa defesa, abatemos muitos dos mísseis lançados. Houve alguns impactos em áreas do centro de Israel e em outras partes do país. Até agora, não temos informações sobre feridos.”
Hagari também alertou a população para não divulgar gravações ou informações sobre os locais atingidos, a fim de evitar que dados sensíveis caiam nas mãos do inimigo. “Estamos prontos tanto para defesa quanto para ataque. Temos planos. Haverá consequências. Agiremos no momento em que decidirmos”, afirmou.
O porta-voz destacou ainda que Israel enfrenta uma guerra em múltiplas frentes e que o ataque do Irã foi apenas mais uma escalada desse conflito contínuo. “Já estamos em uma guerra de múltiplas frentes. Esta não foi a primeira vez que fomos atacados pelo Irã. Este foi um ataque maior… Não há feridos… também graças aos nossos aliados.”
Com os recentes ataques, Israel permanece em estado de alerta e aguarda os próximos desdobramentos enquanto planeja suas próximas ações contra o regime iraniano.