Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Exército de Israel realizou um ataque aéreo nesta sexta-feira (04) no leste do Líbano, próximo à fronteira com a Síria, interrompendo a principal estrada que conecta os dois países, conforme relataram autoridades libanesas.
Israel acusa o grupo terrorista libanês Hezbollah de usar essa rota para contrabandear armas entre o Líbano e a Síria, uma área estratégica para o grupo apoiado pelo Irã.
Segundo a agência de notícias oficial libanesa ANI, aviões de guerra israelenses atacaram a região de Masnaa, interrompendo a estrada internacional.
O local, situado no vale de Bekaa, abriga o principal posto fronteiriço entre Líbano e Síria. Nos últimos dias, dezenas de milhares de pessoas usaram essa estrada para fugir dos intensos bombardeios israelenses contra o Hezbollah no Líbano.
O ataque israelense cortou o principal corredor humanitário, utilizado por milhares de libaneses, afirmou o ministro dos Transportes do Líbano, Ali Hamieh, à agência France Presse.
Israel defende que o Hezbollah tem utilizado a estrada para o transporte de armas vindas da Síria, seu aliado regional.
O grupo terrorista libanês, que apoia o Hamas na guerra contra Israel na Faixa de Gaza desde outubro de 2023, abriu uma nova frente de combate contra Israel há quase um ano.
Desde 23 de setembro, Israel tem intensificado seus ataques aéreos na região e iniciado “incursões controladas” no território.