Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O aviso laranja e vermelho para parte da Espanha devido à DANA trouxe diversas imagens impressionantes durante a noite de segunda-feira e ao longo de toda esta terça-feira. Desde enormes pedras de granizo até carros amontoados devido às enchentes, o cenário é alarmante e parece que continuará assim pelos próximos dias.
Durante esta terça-feira, a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) explicou que os avisos vermelhos (de perigo extremo) estão concentrados nas províncias de Valência e Málaga, mas tanto a Andaluzia quanto Castela-La Mancha e a Comunidade Valenciana foram particularmente afetadas.
Na noite de segunda-feira, as redes sociais começaram a repercutir as primeiras consequências da DANA. As imagens mais impactantes vieram de El Ejido, na província de Almería. O fenômeno, marcado por uma forte granizada com pedras de gelo “do tamanho de um ovo”, começou por volta das 22h30 e causou sérios danos materiais, especialmente em veículos e estufas, que representam a principal atividade econômica da região.
Quanto à duração do episódio, a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) informou que os cenários possíveis (analisados desde domingo e que ainda podem variar) apontam para que essa situação de instabilidade continue, pelo menos, até quinta-feira. No entanto, alguns indicadores sugerem que a situação se prolongue até sábado.
A Comunidade Valenciana é outra das regiões mais atingidas pela DANA. As tempestades intensas e enchentes fizeram com que os bombeiros tivessem que resgatar várias pessoas de helicóptero. Um dos relatos foi feito pelo jovem valenciano Javier Ballesteros, que compartilhou em sua conta no X (@JaviNakama_) o momento em que um helicóptero dos serviços de emergência resgatou uma mulher que estava presa em sua casa com seus gatos e seu cachorro. O incidente ocorreu em Utiel, após o transbordamento do rio Magro.
Em Paiporta, as enchentes causaram destruição, levando tudo o que estava no caminho, inclusive carros estacionados em garagens e nas ruas. O usuário do X, Seko (@Seekkoo_), publicou um vídeo na tarde de terça-feira mostrando a água arrastando vários veículos na região, devido ao transbordamento do barranco do Poyo.
Ainda neste município valenciano, a força da água chegou a destruir uma ponte. Em sua conta no X, José Vico (@josevico4) compartilhou imagens impressionantes de como a ponte foi partida ao meio pela força do rio.
Outro fenômeno registrado em Valência foi a formação de tornados. Durante esta terça-feira, os fortes ventos em algumas áreas da Comunidade Valenciana arrastaram tudo em seu caminho. Em um vídeo compartilhado no X por @DisasterAndI, é possível ver o vento arrancando pedaços das colunas de um posto de gasolina.
DANA continuará nos próximos dias
A DANA é a sigla para “Depressão Isolada em Níveis Altos” e se refere a um sistema de baixa pressão ou depressão nos níveis superiores da atmosfera. Esse fenômeno ocorre quando a corrente de jato polar, que se move de oeste para leste, sofre ondulações e curvaturas que isolam uma parte dessa circulação, como uma “bolsa” fora do movimento principal da atmosfera, conforme explica o portal eltiempo.es.
A AEMET indicou que a instabilidade deve persistir pelo menos até quinta-feira, embora alguns indicadores apontem que a situação pode durar até sábado.
Independentemente de quando o episódio termine, meteorologistas preveem que, a partir de quarta-feira, as chuvas e tempestades terão menos intensidade do que nos dias anteriores. No entanto, a DANA se deslocará em direção a Portugal, trazendo chuvas e tempestades que se afastarão do Mediterrâneo e cairão no sul e sudoeste da Península Ibérica. Dessa forma, as áreas mais afetadas passarão a ser o oeste de Castela-La Mancha, a Comunidade de Madrid, Extremadura e parte da Andaluzia.