Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Neste domingo, os reis da Espanha, Felipe VI e Letizia, acompanhados do presidente do governo, Pedro Sánchez, e do presidente da Generalitat Valenciana, Carlos Mazón, foram até a cidade de Paiporta para avaliar de perto os danos causados pela Depressão Atmosférica Isolada em Níveis Altos (DANA) e prestação solidária aos moradores. No entanto, o encontro foi marcado por tensão devido à indignação dos moradores, que criticaram a falta de protocolos de socorro e lamentaram as mais de 214 mortes na região, o que resultou no cancelamento da visita oficial.
Logo na chegada ao centro de Paiporta, a comitiva foi recebida por manifestantes que gritavam palavras como “assassinos” e “renúncia”, além de lançarem lama, que atingiu inclusive os reis e Mazón, sujando seus rostos e roupas. A situação ficou fora de controle quando o grupo se dispersou, separando Felipe VI e Mazón do restante da comitiva. Durante o tumulto, eles enfrentaram insultos e objetos lançados por bolsas de pessoas.
A rainha Letizia foi retirada do local assim que começou o lançamento de objetos, e Pedro Sánchez foi atingido por um pedaço de madeira, sendo rapidamente removido da área. Em meio aos incidentes, Felipe VI e Mazón, visivelmente afetados pela lama, pararam para conversar com alguns manifestantes, enquanto Letizia, em outro ponto, foi vista emocionada ao ouvir insultos e ao conversar com moradores.
A mãe da princesa Leonor conversou com algumas moradoras de Paiporta e se emocionou ao ouvir o relato de pessoas que não só perderam entes queridos, mas também viram suas vidas destruídas pelas fortes chuvas.
Mesmo em meio ao clima de protesto, Felipe VI foi o único da comitiva a permanecer em contato com a população, ouvindo os gritos de “assassino”. Pouco antes, o rei e os demais membros da comitiva se reuniram com equipes de emergência, como a Unidade Militar de Emergência (UME), Cruz Vermelha, Polícia e Guarda Civil, que estão atuando na região para auxiliar nos resgates e prestar apoio.
A comitiva também agradeceu ao chef José Andrés, que, por meio de sua ONG World Central Kitchen, distribuiu refeições quentes nas áreas mais afetadas pelo temporal. Após esse momento, todos se dirigiram aos moradores para transmitir mensagens de solidariedade e apoio.
Mensagem de apoio aos afetados
A Casa Real emitiu um comunicado expressando solidariedade às vítimas: “Agradecemos a todos os chefes de Estado, autoridades e líderes internacionais pelas mensagens de condolências, apoio e solidariedade ao povo espanhol diante das consequências devastadoras da DANA”. Ainda assim, o comunicado reforçou que “suas palavras de afeto e irmandade nos fazem sentir acompanhadas nesta tragédia terrível que assola nosso país”.
Amparo Folgado, prefeita de Torrent, destacou a importância do apoio da Casa Real: “Suas Majestades foram extremamente compreensivas com a situação que enfrentamos. Para nós, saber que contamos com seu respaldo nos dá um impulso moral muito necessário neste momento difícil”.
Segundo Folgado, os reis prometeram colaborar no que for possível para facilitar a recuperação das áreas devastadas. “É reconfortante saber que não estamos sozinhos”, afirmou a prefeita, que ressaltou a “sensibilidade” dos monarcas desde o primeiro momento. “Estamos trabalhando sem descanso para superar essa tragédia, e saber que contamos com o apoio do nosso chefe de Estado e da rainha Letizia nos dá forças para seguir em frente”, concluiu.
*Com informações de agências de notícias internacionais