Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reafirmou neste domingo (17) a necessidade de uma reforma nas instituições do sistema multilateral, uma proposta defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Guterres destacou que a atualização da estrutura e dos métodos da governança global é “um pilar essencial” para enfrentar os desafios contemporâneos.
Durante um evento no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, Guterres apontou a ineficiência do Conselho de Segurança da ONU, enfatizando a desconexão com a realidade geopolítica atual. “O Conselho de Segurança corresponde ao mundo de 1945. Para dar exemplo, são três países europeus que são membros permanentes. Não há nenhum país africano. Portanto, não corresponde ao mundo de hoje”, disse ele. O secretário-geral acrescentou que o conselho enfrenta problemas de legitimidade por não refletir a diversidade e as necessidades do cenário global atual.
Em sua fala, Guterres ressaltou que as reformas necessárias devem incluir a inclusão de países do Sul Global, tanto permanentes quanto não permanentes, no Conselho de Segurança e outras instâncias da ONU. “Nas discussões, um dos aspectos centrais é a necessidade de reforma. Nesse caso, tem a ver com a entrada de novos países, nomeadamente do Sul Global. E ao mesmo tempo, uma revisão dos métodos de trabalho para que seja mais eficaz”, afirmou.
O secretário-geral também enfatizou que a reforma multilateral deve ser conduzida “em nome da justiça”, assegurando a presença dos países do Sul Global nas decisões globais.