Brasil

Momentos em que Paulo Guedes perde a paciência com bancada esquerdista

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, perdeu a paciência com a bancada da esquerda nesta quarta-feira (3) durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que trata da reforma da Previdência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A respeito dos militares, o ministro afirmou que, se há privilégios na proposta em relação aos trabalhadores do setor privado e dos civis, que sejam cortados pelo Congresso Nacional.

“Cortem vocês. Vocês são o Congresso Nacional. Têm medo de fazer isso? Eu vou dizer para vocês o que eu acho. Eu penso o seguinte: passou o tempo em que a Previdência poderia ter sido um mecanismo, uma fábrica de desigualdades”, declarou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um outro momento, já irritado com a frequente interrupção de deputados de oposição, Paulo Guedes perdeu a paciência.

O ministro afirmou que os oposicionistas estiveram por quatro mandatos no poder e indagou por que eles não votaram a tributação sobre dividendos, e “Por que deram benefícios para bilionários? Por que deram dinheiro para a JBS? Nós estamos há três meses, vocês estiveram 18 anos no poder e não tiveram coragem de mudar, não pagaram nada, não cortaram dividendos. O PSOL nasceu porque eles [PT] fecharam questão”, disparou Guedes que foi aplaudido pelos parlamentares governistas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em seguida, instalou-se uma confusão na CCJ, com deputados de oposição gritando com o ministro, que, por sua vez, respondeu: “Eu ouvi, eu respeitei a Casa. A Casa não está me respeitando. A Casa não me dá o direito de falar”.

Enquanto falava sobre a importância de economizar R$ 1 trilhão com a reforma para que seja possível lançar o sistema de capitalização, o ministro foi interrompido por parlamentares da oposição e fez uma provocação, pedindo que eles falassem mais alto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu vou falar na hora em que você falar também. Fala mais alto do que eu. Fala alto. Eu não estou ouvindo. A palavra é dos senhores”, disse, enquanto parlamentares de oposição gritavam.

“A repartição é um avião partindo para alto mar sem combustível. Se quiserem, embarquem seus filhos nesse avião”, disse o ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em seguida, foi interrompido pelos parlamentares, que gritaram “Chile”, em alusão ao sistema previdenciário do país, que adota o regime de capitalização e vem passando por reformas porque a renda dos aposentados é considerada muito baixa.

O ministro, então, respondeu aos deputados de oposição: “Chile, US$ 26 mil de renda per capita, quase o dobro do Brasil. Acho que a Venezuela está bem melhor”, disse, em tom irônico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Guedes também provocou os parlamentares do PT ao afirmar que a ex-presidente Dilma Rousseff foi a primeira a fazer a capitalização ao instituir o Funpresp (a aposentadoria complementar dos servidores públicos). A resposta irônica do ministro provocou críticas e início de novo bate-boca, logo contido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile