Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista feita à TV Estadão, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que o aumento das queimadas é de responsabilidade da pecuária e à atividade madeireira. Wilson ainda reiterou a importância dos recursos estrangeiros do Fundo Amazônia. Ele disse também não ter sido encontrada ligação alguma de ONGs com os incêndios ilegais no Estado, como foi insinuado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), porém evitou fazer críticas a ele.
O governador do Amazonas afirmou ter feito sua parte para combater os problemas das queimadas e do desmatamento. “Assim que começamos a identificar os primeiros focos de calor, determinei estado de emergência”, contou.
Segundo Wilson, as principais causas encontradas para a alta das queimadas são a pecuária e a atividade madeireira, além da especulação imobiliária.
Lima afirmou que existe um “discurso de permissividade”, com o entendimento de que “tudo pode”, mesmo quando os responsáveis são notificados. “As pessoas que cometem crime têm que ser punidas com rigor da lei.”