Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça Federal para obrigar imediatamente o governo federal, o governo do Piauí e a prefeitura de Teresina a disponibilizar o tratamento com hidroxicloroquina a pacientes da rede pública de saúde diagnosticados com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
“Verificou-se a necessidade de adoção de providências urgentes, conforme se verá adiante, sobretudo levando-se em consideração principalmente as experiências dos profissionais de saúde que relataram os consideráveis êxitos alcançados no combate à COVID-19 (vídeos em anexo), notadamente nos primeiros estágios da doença, com o uso dos medicamentos Cloroquina, Hidroxicloroquina e Azitromicina”, diz trecho do pedido.
“Esse protocolo embora não atenda a todas as exigências da comunidade científica, mostrou-se solidamente eficaz, diante do conjunto de relatos de médicos brasileiros e de outros países sobre experiências exitosas com esse tratamento. De outro lado, é necessário lembrar que o estudo com as vacinas ainda demandarão bastante tempo, de modo que se houver uma espera maior, a taxa de mortalidade será ainda enorme”, justificou Kelston Lages no pedido.
Nesta semana, um médico do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, no interior do estado, disse ter esvaziado a UTI do hospital ao tratar os pacientes da Covid-19 com cloroquina.