Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Brasil

Polícia Civil indicia 11 funcionários da Backer por cerveja contaminada em MG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) indiciou nesta terça-feira (09), 11 funcionários da cervejaria Backer após a intoxicação por dietilenoglicol em cervejas da marca. Entre os crimes listados, estão lesão corporal, contaminação de produto alimentício e homicídio.

De acordo com o delegado Flávio Grossi, a Polícia conseguiu comprovar, física e quimicamente, a existência de um vazamento no tanque de cerveja. As investigações comprovaram que o vazamento começou em setembro de 2019, quando foi adquirido o tanque JB10, que foi onde a polícia concentrou seus esforços, por ter demonstrado quimicamente alta concentração da substância:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Encontramos o vazamento dentro do tanque. O líquido ia para dentro da cerveja. Achamos a comprovação física e visual da existência desse vazamento, mas, para nossa equipe, queríamos mais. Demonstramos quimicamente uma similaridade entre o produto retirado no tanque e lá dentro do produto. Tinha a mesma composição. Comprovamos de forma química a existência desse vazamento”.

Grossi disse também que foram encontrados outros pontos de vazamento na mesma adega. Um deles, na bomba do chiller, o resfriador dos líquidos: “A bomba do chiller vazando, o líquido se espalhava pela fábrica”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Fazem parte do grupo de indiciados:
  • Testemunha que mentiu em seu depoimento (responderá por falso testemunho e obstrução)
  • Chefe da manutenção (responderá por homicídio culposo, lesão corporal culposa e contaminação de produto alimentício culposa)
  • Seis pessoas do grupo gestor e responsáveis técnicos (responderão por homicídio culposo, lesão corporal culposa e contaminação de produto alimentício dolosa)
  • Três pessoas do grupo societário (responderão de forma dolosa por não dar publicidade a produto que causa risco e por manter em depósito e colocar à venda esse produto)

“Esta investigação foi multifacetada, tivemos químicos, engenheiros, peritos da maior gama possível. Atuamos de forma extremamente centrada e, para iniciar a investigação, precisávamos entender como é feita a cerveja”, afirmou o delegado.

De acordo com a Polícia Civil, o inquérito, que chegou a considerar 42 vítimas, foi concluído com 29 vítimas criminais. Sete morreram e 22 sobreviveram. 

“No decorrer das investigações, retiramos dez vítimas por fatores investigativos ou médicos. Ou laudo descartava ou deixava em dúvida. Três vítimas não desejaram fazer testes de exames”, explicou Grossi.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele também esclarece que outros 30 casos ainda serão analisados. Segundo o delegado, se essas eventuais vítimas fossem anexadas às investigações neste momento, a solução do inquérito poderia ser adiada.

“Essas pessoas não serão abandonadas”, afirmou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uso de produtos tóxicos

De acordo com o delegado, em nenhum momento, os técnicos da cervejaria atuaram com dolo. “Foi um fato acidental, sem sombra de dúvida, mas passível de punição”, afirmou. Segundo ele, foram identificadas duas modalidades da culpa: negligência e imperícia.

Ele frisou que duas condutas levaram às intoxicações e mortes: o uso incorreto do equipamento, com substância tóxica, e o descontrole (vazamento) dessa substância. “Se tivessem interrompido qualquer uma dessas duas condutas, nada disso aconteceria”, disse o delegado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
“O tanque exigia consumo de substância não tóxica e era usada substância tóxica. Chiller indicava também uso de substância não tóxica. Essas substâncias (não tóxicas) poderiam circular e, mesmo vazando, não haveria efeito danoso às vítimas. Não causariam nenhuma letalidade ou lesão às vítimas. Se os manuais dos fabricantes fossem seguidos, não estaríamos aqui. No máximo ocorreria diferença de sabor ou aumento de teor alcoólico. Se o álcool tivesse sido usado (em vez de dietilenoglicol), nós não estaríamos aqui hoje”, disse Grossi.

O superintendente de Polícia Técnico-Científica, Thales Bittencourt, explicou que tanto o monoetilenoglicol quanto o dietilenoglicol são tóxicos e causam a síndrome nefroneural, com pequena diferença nos sintomas.

Mas as necropsias feitas em vítimas que perderam a vida constataram que a contaminação foi por dietilenoglicol:

“Em todas elas foram constatadas alterações macro e microscópicas compatíveis com contaminação por dietilenoglicol. E em todas também foi constatada a presença do tóxico dietilenoglicol. Cem por cento de produtividade nas necropsias”, afirmou.

A forma como esse produto tóxico era adquirida pela Backer será alvo de uma segunda investigação, mas, segundo o delegado Flávio Grossi, ela não interfere na conclusão deste inquérito, que já constatou que o dietilenoglicol foi usado indevidamente e que houve vazamento dele para as cervejas que depois foram consumidas pelas vítimas.

Conforme os delegados, os laudos de todas as perícias feitas ao longo das investigações já foram entregues à Justiça, e agora o Ministério Público vai analisar as medidas que julgar cabíveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Backer informou que “reafirma que irá honrar com todas as suas responsabilidades junto à Justiça, às vítimas e aos consumidores. Sobre o inquérito policial, tão logo os advogados analisarem o relatório, a empresa se posicionará publicamente”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Ciência e Tecnologia

Elon Musk,  CEO da SpaceX e da Tesla, não esconde sua ambição de colonizar Marte. Em uma recente reunião nas instalações da SpaceX em...

Brasil

Um homem de 38 anos, natural de São Paulo, morreu neste sábado (27) após ser atacado por quatro cães da raça pitbull no quintal...

Brasil

A tragédia que vitimou 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em uma pousada no Bairro Floresta, em Porto Alegre, segue com cinco vítimas...

Brasil

Neste sábado (27), uma carreta desgovernada atingiu onze carros e uma motocicleta no perímetro urbano da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em...

São Paulo

O governo de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (26), planos para a construção de mais de 6 mil moradias na região central da capital....

Últimas Notícias

Durante sua visita à sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Últimas Notícias

O Senado do México aprovou na quinta-feira um projeto de lei que proíbe a chamada terapia de conversão no país. Esse tipo de tratamento...

São Paulo

O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de São José dos Campos, Weller Gonçalves, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta...

Últimas Notícias

A Polícia Civil localizou a mulher envolvida no caso em que teria levado seu filho de cinco anos à força das mãos da avó...

São Paulo

Uma fábrica clandestina de palmito juçara foi desativada e um homem foi multado em R$ 895 mil em Sete Barras, no interior de São...

São Paulo

Na tarde desta sexta-feira (26), a Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 20 anos, suspeito de fazer parte de uma quadrilha...

Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em áreas de Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Minas Gerais...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit