Mais da metade das contas digitais do aplicativo que deposita auxílio-emergencial à população, foram bloqueadas, o motivo é que as contas apresentam suspeita de fraude. O restante apenas tiveram seu acesso interrompido por inconsistências cadastrais.
Segundo a Caixa, o motivo dos bloqueios irá aparecer para cada um dos beneficiários diretamente na tela do aplicativo a partir desta quinta-feira (23).
Nos casos de suspeita de fraude, quando o cidadão tentar acessar o aplicativo será exibida uma mensagem destacando a necessidade de regularizar o acesso em uma agência bancária da Caixa.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que a procura por uma agência deve ser feita conforme o calendário de pagamentos do auxílio. “Se você nasceu em outubro, não adianta procurar uma agência neste momento em que estamos pagando os beneficiários nascidos em janeiro”, ressaltou.
Ainda segundo Guimarães, a medida é necessária para conseguir evitar as aglomerações. “Não vai adiantar a liberação do Caixa Tem se o depósito só vai ser feito em duas ou três semanas”, observou ele.
Aos beneficiários que estão com inconsistências cadastrais, será necessário realizar um novo acesso ao aplicativo e enviar a documentação pendente. “Essa inconsistência cadastral evita a necessidade de ir a uma agência e vai agilizar a liberação do cadastro”, informou o presidente do banco.
Quem estiver com essa situação deve enviar os documentos pelo WhatsApp após acessar um link indicado diretamente na tela do Caixa Tem. “O único aplicativo em que essa informação é válida é do Caixa Tem”, alerta Guimarães.
Ainda em entrevista o presidente da Caixa avaliou como “inaceitável” a ação dos hackers e assegurou que o banco irá atuar contra esse tipo de “malefício” à sociedade. “Este é um pagamento para a população mais carente do Brasil em um momento de pandemia. Desviar um dinheiro da população mais carente é algo inaceitável”, lamentou.