Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Governo Bolsonaro – indígenas
A Fundação Nacional do Índio (Funai) já entregou mais de 418 mil cestas de alimentos a famílias indígenas em situação de vulnerabilidade social. O intuito é garantir a segurança alimentar das diversas comunidades, contribuindo para que os indígenas permaneçam nas aldeias e evitem o contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Cerca de R$ 28 milhões foram investidos pela fundação no combate à Covid-19. Ainda no mês de março, a Funai já havia suspendido as autorizações para ingresso em Terras Indígenas e, atualmente, participa de 311 barreiras sanitárias para impedir a entrada de não indígenas nesses territórios.
Outra medida tem sido a entrega de materiais, como ferramentas e equipamentos de pesca, a diferentes etnias. O objetivo é apoiar as atividades tradicionais de autossustento dos indígenas, contribuindo com o isolamento das comunidades e com a segurança alimentar nas aldeias.
No âmbito da fiscalização, foram realizadas 184 ações em 128 Terras Indígenas para coibir ilícitos, como extração ilegal de madeira, atividade de garimpo e caça e pesca predatórias. A fundação participa também da Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal para executar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.
Além disso, a Funai já entregou quase 69 mil kits de higiene e limpeza a indígenas, a fim de reforçar a adoção de medidas preventivas. O órgão promove, ainda, ações de orientação junto às comunidades sobre os protocolos de saúde. Os servidores da fundação vêm atuando na conscientização dos indígenas para que eles evitem as aglomerações e o deslocamento para os centros urbanos durante o enfrentamento da Covid-19
Para fortalecer a autonomia indígena, cerca de R$ 10,4 milhões foram investidos em ações de etnodesenvolvimento, visando ao apoio às atividades de psicultura, roças de subsistência, colheita de lavouras, confecção de máscaras de tecido e artesanato, produção agrícola, casas de farinha, entre outros. A intenção é fazer com que os indígenas mantenham suas atividades, além de colaborar para que, passado esse momento, as etnias invistam em processos de geração de renda, incluindo atividades atualmente suspensas, como visitação turística e festividades.
Atendimento
Os indígenas contam ainda com uma Central de Atendimento específica para solicitações relacionadas ao combate à Covid-19 para que as demandas cheguem mais rápido aos órgãos competentes. As informações podem ser encaminhadas para os telefones (61) 99622-7067 e (61) 99862-3573, por meio de mensagem de texto e aplicativo WhatsApp, ou ainda pelo e-mail covid@funai.gov.br.
*Com informações da Funai