Brasil

MP denuncia 70 pessoas após operação contra desvios na Saúde de São Paulo

MP denuncia 70 pessoas após operação contra desvios na Saúde de São Paulo

MP denuncia 70 pessoas após operação contra desvios na Saúde de São Paulo

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) denunciou, na última segunda-feira (5), cerca de 70 pessoas por prática de crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude à licitação, uma semana após a deflagração da Operação Raio X, que visou desarticular recursos públicos de saúde geridos por organizações sociais.

Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e promotores de Justiça de Birigui e de Penápolis, no interior paulista, havia superfaturamento e, inclusive, cobranças por serviços que sequer eram realizados mediante a emissão de notas frias.

O MP-SP pede, nas denúncias, que as prisões temporárias resultado da operação sejam convertidas em preventivas, assim como o perdimento de bens obtidos pelos denunciados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Operação Raio X

A operação intitulada Raio X, em São Paulo – e chamada SOS em outros três estados –, cumpriu cerca de 260 mandados de busca e apreensão e 57 mandados de prisão temporária, além de celulares e outros objetos também apreendidos.

As investigações duraram dois anos, nos quais foram levantadas informações que indicavam a existência de um esquema sofisticado de corrupção, em que agentes públicos, empresários e profissionais liberais teriam envolvimento no desvio de milhões de reais que deveriam ser destinados à Saúde. Os contratos de gestão entre o poder público e as organizações sociais se dava, em maioria, por procedimentos licitatórios fraudulentos e contratos superfaturados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A investigação reuniu dados sobre movimentações financeiras e interceptações telefônicas sobre a materialidade e a autoria dos crimes. O tipo de atuação dos criminosos tem sido adotado, segundo os investigadores, em diversos municípios paulistas e em outros Estados.

*Com informações de R7

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile