Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Amapá novo apagão
Pelo menos 13 dos 16 municípios do Amapá registraram falta de energia por volta das 16h desta quarta-feira (13), de acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que é a distribuidora de energia.
O novo apagão acontece 2 meses após a crise energética que atingiu o estado em novembro de 2020. Em 23 de dezembro foi energizado na subestação Macapá, na Zona Norte da cidade, nesta quarta-feira (23), o transformador de “backcup” que garante segurança energética para 89% do Amapá.
O estado enfrentou um apagão há quase 2 meses. A ativação do equipamento integra um planejamento feito pelo governo federal para a normalização do fornecimento do serviço no estado.
O transformador ativado por volta das 3h segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) saiu de uma subestação de Boa Vista, em Roraima. Agora o Amapá tem à disposição três equipamentos do tipo. Assim, o MME descreve que garante maior “segurança energética” ao estado.
No plano de ação para retomada da energia apresentado no dia 5 de novembro, estava previsto que o transformador vindo de Roraima iria demorar cerca de 30 dias para ser instalado.
“O Ministério de Minas e Energia segue coordenando as ações para viabilizar as transferências aprovadas pela ANEEL, além de alternativas para a recomposição das instalações da subestação Boa Vista tempestivamente à necessidade do sistema de Roraima”, complementou o MME, em nota.