Brasil

Justiça de SP deve bater recorde e conceder ‘saidinha’ para ao menos 37 mil presos

 

A Justiça de São Paulo deve conceder neste final de ano a liberdade temporária, as chamadas “saidinhas” de Natal, para ao menos 37 mil presos do sistema prisional, número recorde de benefícios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O período será de 23 de dezembro a 3 de janeiro. Esse número equivale a 17,7% da população carcerária dos presídios paulistas, que até junho de 2021 era de 207.986 pessoas.

De acordo com o UOL, o benefício é previsto pela LEP (Lei de Execução Penal). A saída temporária é autorizada pela Justiça só para presos do regime semiaberto com bom comportamento e que já cumpriram o lapso de um sexto da pena —no caso dos primários— e um quarto da pena —no caso dos reincidentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o site da SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária) até junho de 2021 havia no Estado 171.236 presos em regime fechado, 35.737 no semiaberto e 1.013 em medida de segurança.

Os dados do último semestre não foram atualizados na página da internet da pasta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os números oficiais da saída temporária de fim de ano ainda não foram divulgados pela SAP. Porém, considerando que na última saidinha, em setembro, deixaram a prisão 37.109 presos, o total de beneficiados no Natal e Ano Novo não deve ser inferior a esse patamar.

As saidinhas foram suspensas ao longo de 2020 por causa da pandemia. Mas acabaram retomadas no final do mesmo ano. Em 2021, também por conta da covid-19, houve alteração nas datas e os benefícios foram agendados para março, junho, setembro e agora em dezembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile