Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que foi notificada sobre a terceira infecção pelo fungo Candida auris. Casos de infecções pelo fungo trazem risco de surto e demandam monitoramento e medidas de prevenção e controle para impedir a disseminação em outros pacientes.
Eis a nota da Anvisa:
Anvisa informa que, nesta quinta-feira (13/1), recebeu a confirmação de Candida auris referente ao segundo paciente que está internado em um hospital de Pernambuco (PE). Este é o segundo caso confirmado do terceiro surto do fungo identificado no Brasil. Confira o histórico no alerta emitido pela Anvisa.
Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública.
É importante esclarecer que, apesar de no momento haver só dois casos confirmados, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde.
A Agência está acompanhando as ações relacionadas ao surto, articulando-se com os envolvidos e apoiando as ações da força-tarefa nacional.