Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Moradores da Zona Sul de São Paulo cobram a Prefeitura após receberem respostas com pedido indeferido por conta de “problemas operacionais” ao solicitar ajuda para pessoas em situação de rua no canal 156.
O número é o canal de comunicação entre o cidadão e o município para registro de queixas, pedidos de serviços públicos, incluindo situações de emergências, como no frio.
Segundo o g1, um morador da região do Campo Limpo disse que tentou pedir ajuda para moradores de rua em noites de frio desde março deste ano, mas não obteve retorno.
Num pedido aberto pelo aplicativo em 12 de maio, para uma pessoa em situação de rua que estava na calçada do Hospital do Campo Limpo, o pedido foi indeferido por conta de “problemas operacionais”.
Em uma outra ocasião, em março, a solicitação foi indeferida por “falta de veículo” para buscar a pessoa que estava na rua.
Em ambos os casos, as pessoas estavam com sinais de hipotermia.
O que diz a Prefeitura de São Paulo
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informou que está reforçando suas equipes e, para agilizar os atendimentos, “adquiriu 13 novos veículos, disponíveis desde o dia 23 de maio para uso do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas)”.
Disse ainda que “a aquisição teve como base a necessidade de reforço de viaturas em algumas áreas da cidade, como a região de Campo Limpo” e que “para o período da Operação Baixas Temperaturas foram aditadas mais 56 vagas temporárias para contratação de profissionais que vão atuar nas abordagens”.