Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio) anunciaram que vão entrar em greve a partir das 10h da próxima quinta-feira (23) em todos os estados e no Distrito Federal. O motivo é a morte do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari, no Amazonas.
O movimento pretende cobrar a investigação rigorosa do crime e a “responsabilização de todos os culpados”.
“Manifestaremos nossa profunda tristeza e indignação pelo assassinato bárbaro do nosso colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e exigiremos a devida identificação e responsabilização de todos os culpados”, afirma comunicado divulgado no Twitter da INA (Indigenistas Associados) –associação que representa os trabalhadores da Funai.
“Exigiremos, ainda, a saída imediata do Presidente da Funai, Marcelo Xavier, que vem promovendo uma gestão anti-indígena e anti-indigenista na instituição”, afirma a nota.
ATO NACIONAL DE GREVE
Nós, servidoras e servidores da Funai, mobilizados nacionalmente e representados por nossas entidades, convocamos a todas/os para estarem conosco no Ato Nacional de Greve, que será realizado na próxima QUINTA-FEIRA, DIA 23/06 (+) pic.twitter.com/PossDMVdk7 — Indigenistas Associados (@INAindigenista) June 18, 2022