Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na segunda-feira (16), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que já foram registrados sete casos de ataques contra torres de transmissão de energia elétrica em 3 Estados.
Entre os sete casos, a agência identificou quatro torres derrubadas. Ao todo, a Aneel contabiliza três ocorrências em Rondônia, duas no Paraná e duas em São Paulo.
Três torres foram derrubadas em Rondônia e uma no Paraná, e outras 12 danificadas, sendo 4 no Paraná, 2 em São Paulo e 6 em Rondônia.
No fim de semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou o que seria o 4º caso, no Estado de Rondônia, entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena.
Profissionais estão trabalhando para retornar o equipamento à operação o quanto antes, mas ainda não há previsão para volta da operação do trecho afetado.
Além dos quatro da semana passada, e esse de sábado, em Rondônia, também foi registrado vandalismo sem derrubada de uma torre na cidade de Tupãssi, no interior do Paraná, na linha de transmissão entre Foz do Iguaçu (PR) e Ibiúna (SP).
E, na quinta (12), outro ato de vandalismo sem derrubada de torre na cidade de Palmital (SP).
A torre está em linha operada pela empresa ISA CTEEP entre as cidades de Assis e Andirá, no interior do estado.