Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

VLT Copa do Mundo Cuiabá
Foto: Assessoria Prefeitura de Cuiabá/Divulgação

Brasil

Obra do VLT para Copa do Mundo será começa a ser desmontada em Cuiabá

Contratado pelo governo de Mato Grosso para construir a infraestrutura necessária ao funcionamento do futuro sistema de transporte rápido por ônibus (BRT) que ligará a capital Cuiabá à cidade vizinha, Várzea Grande, o Consórcio PN Príncipe começou, nesta semana, a retirar os trilhos que darão lugar a um novo corredor viário.

Os trilhos são fruto de um malsucedido projeto que previa interligar Cuiabá e Várzea Grande por meio de um outro sistema, o de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT). A obra foi iniciada e deveria ter sido concluída antes da abertura da Copa do Mundo de 2014, mas embora tenha consumido cerca de R$ 1 bilhão dos cofres públicos, nunca foi concluída.

Devido ao atraso e, principalmente, às denúncias de irregularidades no projeto, o governo mato-grossense decidiu rescindir o contrato para construção do VLT ainda em 2017. Três anos depois, com as obras abandonadas, o governador Mauro Mendes decidiu desmontar parte da estrutura recém-construída e substituir o projeto original por outro, que prevê a implementação do BRT.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ainda que quase 80% do projeto inicial, do VLT, tenha sido executado, o governo estadual afirma que gastará menos dinheiro público desmontando parte da infraestrutura já instalada e erguendo em seu lugar as obras que o BRT exigem do que se optasse por reparar os estragos causados pelo tempo e concluísse o que falta para o VLT poder operar.

O governo mato-grossense também defende que a operação do BRT é menos custosa que a do VLT, o que permitirá ao operador cobrar dos usuários uma “tarifa mais acessível”. Ainda segundo o governo estadual, o sistema de ônibus pode ser mais facilmente expandido para atender outras regiões. Além disso, argumenta, o corredor viário que será aberto poderá ser usado pelos outros ônibus, garantindo a melhoria da mobilidade urbana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão do governo estadual não foi bem recebida pela prefeitura de Cuiabá, que acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas estadual (TCE-MT) para tentar impedir a construção do BRT e garantir a conclusão do VLT.

O TCE-MT rejeitou o pedido da prefeitura, mas o TCU o acolheu, determinando a suspensão das obras que estavam sendo executadas para trocar os sistemas de transporte público. No entanto, em 20 de dezembro do ano passado, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não haver motivos para o TCU atuar no processo, já que o empreendimento não conta com verbas públicas federais desde 2017, quando o contrato com o Consórcio VLT foi rescindido e o governo estadual, na sequência, quitou as dívidas de financiamento contraídas com a Caixa Econômica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar disso, a prefeitura de Cuiabá segue criticando a substituição do modal de transporte. Membros do Executivo municipal afirmam que o projeto “não possui nenhuma consistência técnica” e apresentaram ao Ministério Público estadual uma denúncia sobre supostas irregularidades na licitação – vale lembrar que, em 2017, ou seja, três anos após iniciar as obras, o ex-governador Silval Barbosa foi investigado e admitiu ao Ministério Público Federal (MPF) ter recebido cerca de R$ 18 milhões do consórcio anteriormente selecionado para instalar o VLT.

“Não há o menor bom-senso em dizer que o BRT, que está começando do zero, é mais barato que o VLT, que já tinha [mais de] 70% das obras executadas e boa parte dos seus recursos pagos”, afirma o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, defendendo a conclusão do VLT.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em nota divulgada neste sábado (11), o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) também questionou a opção do governo estadual.

“O Estado do Mato Grosso já tinha desembolsado vultosos valores com o projeto de VLT (da ordem de R$ 1 bilhão), fruto de uma escolha pública e oficial, adquirindo grande parte da estrutura do modal que atualmente já se encontra projetada e instalada”, aponta a entidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Simefre lembra ainda que mal haviam iniciado as obras do VLT, o consórcio responsável comprou os trens que seriam usados no sistema. Posteriormente, com o rompimento do contrato, a Justiça decidiu que os vagões, pagos com o dinheiro público destinado à obra, pertenciam ao governo estadual. Desde então, os trens, assim como outros equipamentos adquiridos com recursos públicos, estão parados, demandando manutenção periódica.

Para o sindicato, o projeto inicial, de instalação do VLT, “poderia e deveria ser finalizado, independentemente de ter havido algum ato de corrupção durante a execução do contrato – os quais certamente não diminuem a relevância e necessidade da obra”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo a entidade, a opção pelo BRT, conforme proposta pelo governo estadual, “traz grande insegurança jurídica, tanto para esse projeto específico quanto para futuros projetos de mobilidade no país, que não podem ser modificados ou cancelados aos sabores de decisões políticas sem fundamentos técnicos.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

quais alimentos nunca devem ser cozidos

Curiosidades

As air fryers se tornaram os queridinhos da cozinha nos últimos anos, conquistando o público com a promessa de frituras mais saudáveis e práticas....

Últimas Notícias

Após o assassinato de três funcionários da Polícia Militar chilena, o governo estabeleceu um toque de recolher em três localidades da Província de Arauco....

Ciência e Tecnologia

Elon Musk,  CEO da SpaceX e da Tesla, não esconde sua ambição de colonizar Marte. Em uma recente reunião nas instalações da SpaceX em...

Brasil

Um homem de 38 anos, natural de São Paulo, morreu neste sábado (27) após ser atacado por quatro cães da raça pitbull no quintal...

Brasil

A tragédia que vitimou 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em uma pousada no Bairro Floresta, em Porto Alegre, segue com cinco vítimas...

Brasil

Neste sábado (27), uma carreta desgovernada atingiu onze carros e uma motocicleta no perímetro urbano da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Casa em Mongaguá

São Paulo

Um casal de idosos, residentes em Mongaguá, litoral de São Paulo, escapou por pouco de ter sua casa de herança vendida por golpistas. O...

Brasil

Na última sexta-feira (26/4), durante a Assembleia Geral dos Acionistas do Banco do Brasil (BB), foi definido que o salário da presidente da instituição,...

Últimas Notícias

O Senado do México aprovou na quinta-feira um projeto de lei que proíbe a chamada terapia de conversão no país. Esse tipo de tratamento...

São Paulo

O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de São José dos Campos, Weller Gonçalves, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta...

Últimas Notícias

A Polícia Civil localizou a mulher envolvida no caso em que teria levado seu filho de cinco anos à força das mãos da avó...

São Paulo

Uma fábrica clandestina de palmito juçara foi desativada e um homem foi multado em R$ 895 mil em Sete Barras, no interior de São...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit