Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta quarta-feira (3), a Polícia Federal realizou uma operação para investigar a atuação de uma associação criminosa que inseria dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde. Entre os presos na ação está o candidato a deputado estadual nas eleições de 2022 pelo PL-RJ Ailton Barros.
Segundo PF, nas mensagens trocadas entre os envolvidos, Ailton Barros, que foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2022 pelo PL-RJ, diz saber quem foi o mandante do assassinato de Marielle Franco.
Eleito suplente, Ailton Barros, foi oficial da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), mas seguia carreira civil nos últimos anos. Em 2020, foi candidato a vereador pelo PRTB.
Entre os presos na ação também estão o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, e os ex-assessores especiais do ex-presidente Sérgio Cordeiro e Max Guilherme.
A investigação que motivou a operação PF desta quarta-feira (3) teve início em uma apuração em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Relembre o caso
A quinta vereadora mais votada do Rio, Marielle Franco, foi executada com quatro tiros ao sair de um evento na Casa das Pretas, localizada na Lapa, região central do Rio, no dia 14 de março de 2018.
Imagens de câmeras de segurança registraram o início da perseguição de um veículo prata ao carro da vereadora. No entanto, os disparos foram feitos em uma rua onde não havia sistema de monitoramento.
Um ano após o crime, a polícia prendeu o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio de Queiroz. Lessa é acusado de ter atirado com uma submetralhadora, e Élcio, de dirigir o veículo usado no crime.
Até hoje, a arma não foi achada. No entanto, durante as investigações, a polícia encontrou um arsenal na casa de um amigo de infância de Ronnie Lessa no Méier, zona norte do Rio. Na ocasião, o suspeito alegou ter guardado os 117 fuzis sem saber o conteúdo das caixas.