Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Justiça de São Paulo aumentou de R$ 10 mil para R$ 50 mil o valor da indenização por dano moral que o governo do estado terá de pagar ao jovem Jhonny Silva, que foi algemado e puxado por um policial militar numa moto da corporação, em 30 de novembro de 2021. O rapaz havia sido preso por suspeita de tráfico de drogas.
O caso aconteceu na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, na zona leste da capital paulista. Durante a abordagem, uma pessoa gravou o momento em que o jovem foi algemado à moto de um dos agentes, que o obrigou a correr enquanto o veículo era conduzido pelo cabo Jocélio Almeida de Souza.
O vídeo da abordagem viralizou nas redes sociais e causou grande repercussão. O policial foi afastado e investigado, mas o caso foi arquivado por ter sido considerado uma conduta “adequada” devido à falta de opção de encarceramento do suspeito.
Jhonny foi julgado em 2022 e condenado a dois anos e dois meses em regime aberto por tráfico de drogas e por dirigir sem habilitação, além do pagamento de uma multa.
“Me senti humilhado, tive medo de morrer. Cometi um erro, mas não merecia ser humilhado”, escreveu Jhonny num bilhete ao Fantástico, em reportagem exibida em dezembro de 2021, quando o homem ainda estava preso.
A decisão judicial ainda pode ser recorrida pelo governo do estado.