Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para o sul do Brasil, na tarde desta quarta-feira (17), devido à previsão de novas tempestades. O “aviso vermelho” abrange os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com vigência até o meio-dia de quinta-feira (18).
Conforme o Inmet, o alerta abrange a região central e norte do Rio Grande do Sul até o norte de Santa Catarina, impactando cidades como Caxias do Sul, Passo Fundo e Erechim no Rio Grande do Sul; e Criciúma, Blumenau, Joinville e a capital catarinense, Florianópolis.
Áreas afetadas incluem:
- Serrana
- Vale do Itajaí
- Oeste Catarinense
- Noroeste Rio-grandense
- Grande Florianópolis
- Centro Ocidental Rio-grandense
- Metropolitana de Porto Alegre
- Nordeste Rio-grandense
- Norte Catarinense
- Sul Catarinense
- Centro Oriental Rio-grandense
- Sudoeste Rio-grandense
De acordo com o aviso do instituto, são esperadas chuvas superiores a 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. O Inmet destaca um alto risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, prejuízos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos nas rodovias.
Em resposta ao alerta, o Inmet também forneceu instruções à população sobre como agir em casos de tempestade. Por outro lado, a Defesa Civil divulgou nesta quarta-feira que pelo menos 29 cidades do Rio Grande do Sul já apresentam estragos causados pelo temporal que atingiu o estado na noite de terça-feira (16), com trechos de rodovias bloqueados. (Leia mais aqui).