Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo paulista lançou nesta terça-feira (6) um plano de ações para combater a dengue no estado, com um investimento de mais de R$ 200 milhões. O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Felício Ramuth (PSD), durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Uma das principais medidas do plano é o repasse direto de recursos para os 645 municípios paulistas, permitindo que eles invistam em ações emergenciais de combate ao mosquito transmissor da dengue. Esses recursos, provenientes do programa IGM SUS Paulista, se somam às iniciativas de suporte aos municípios, incluindo a nebulização e a intensificação das visitas às residências.
“O enfrentamento à dengue é uma ação conjunta das secretarias de Estado, que passam a fazer parte do Centro de Operações de Emergências, e os municípios. Com apoio técnico do Governo de SP e os recursos liberados hoje, as prefeituras poderão investir em suas redes de saúde e emergência, além de realizar ações de limpeza e comunicação em suas cidades”, disse o governador em exercício, Felicio Ramuth.
Durante o período do carnaval, o governo estadual também realizará ações de orientação e conscientização nas redes sociais, mídias do Metrô, CPTM e canais do Detran. Um bloco simbólico chamado “Unidos contra a Dengue” será criado para destacar a importância de eliminar os criadouros do mosquito.
Além disso, serão realizadas ações educativas em escolas da rede estadual, rodovias e pontos de grande circulação de pessoas, como estações de trem e metrô. A Secretaria de Saúde também está capacitando todos os agentes de endemias por meio de cursos online, além de investir no Instituto Adolfo Lutz para agilizar os resultados de testes sorológicos.
Para manter a população informada sobre a situação da dengue no estado, foi lançado o Painel de Monitoramento da Dengue, que permite consultar todas as informações relacionadas aos casos notificados, investigados, confirmados e descartados, além de casos de dengue grave e óbitos.
Essas ações fazem parte do Plano Estadual de Contingência das Arboviroses Urbanas, elaborado em parceria com os demais níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo. Com essas iniciativas, o governo estadual busca mobilizar toda a sociedade no combate à dengue e reduzir os impactos da doença no estado.