Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em meio às enchentes que afetam o Rio Grande do Sul, o estado enfrentará chuvas isoladas e mais fracas neste sábado (18/5). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região está sob influência de uma frente fria.
Segundo o Inmet, o norte do Rio Grande do Sul terá chuvas isoladas e mais fracas, enquanto nas outras regiões do estado, não há previsão de chuva. As temperaturas em Porto Alegre terão máxima de 16ºC.
A frente fria deve atingir, neste sábado, os estados de Santa Catarina e do Paraná, com chuvas previstas para essas regiões. A situação climática coloca a Região Sul em alerta para novas inundações e possíveis deslizamentos de terra. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para a possibilidade de deslizamentos e inundações nessas áreas.
Voluntários têm se mobilizado no Rio Grande do Sul para enfrentar os desafios impostos pelas enchentes, que têm causado isolamento e dificultado a circulação pelo estado. Eles atuam em diversas frentes, incluindo apoio psicológico, assistência física, limpeza, e outras formas de ajuda, muitas vezes em colaboração com órgãos públicos.
As enchentes continuam sendo um dos desastres naturais mais frequentes no mundo, apesar de terem diminuído em 2023. Segundo o último relatório do Emergency Events Database, 164 das 399 ocorrências envolvendo calamidades ambientais no último ano foram inundações.
Entre as tragédias recentes, a Líbia sofreu em setembro com fortes chuvas que resultaram na morte de 11 mil pessoas e o desaparecimento de cerca de 10 mil, principalmente na cidade de Derna. A Somália também foi fortemente afetada, com mais de 1 milhão de desabrigados e 101 mortes devido a enchentes entre novembro e dezembro de 2023. Outros países, incluindo Índia, Bangladesh, Alemanha, China, Japão, Congo, Estados Unidos e Grécia, também enfrentaram inundações significativas, resultando em mais de 600 mortes.