Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (28/6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Graecum Donum com o objetivo de desmantelar uma estrutura criminosa envolvida em fraudes de financiamento de veículos, causando prejuízos significativos ao Sistema Financeiro Nacional. A ação resultou na execução de três mandados de busca e apreensão, sendo dois em São José dos Pinhais/PR e um em Florianópolis/SC.
A investigação teve início após um banco reportar prejuízos decorrentes de financiamentos fraudulentos realizados por uma empresa sediada em Curitiba. A organização criminosa firmou 12 contratos baseados em compras fictícias de veículos, utilizando dados de terceiros. Para validar esses contratos, os criminosos recorriam a um método peculiar: fotografavam as vítimas no momento em que recebiam presentes de aniversário. Essas pessoas, sem saber, tiveram seus dados pessoais usados de maneira fraudulenta.
Os crimes investigados incluem associação criminosa e fraude em financiamentos, conforme detalhado pela Polícia Federal.