Brasil

Maior Avião da América Latina é Usado no Combate aos Incêndios no Pantanal

Divulgação/FAB

O maior avião da América Latina, o modelo KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), está sendo utilizado de forma intensiva no combate aos incêndios no Pantanal. Apenas neste sábado (29), a aeronave despejou mais de 35 mil litros de água na região.

Com capacidade para transportar 12 mil litros de água a cada decolagem, o KC-390 utiliza um produto químico retardante de chamas para aumentar a eficácia das operações. A água foi lançada em um dos focos de incêndio identificados pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso do Sul. O cargueiro conta com um sistema que permite o voo em situações adversas como baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As ações de combate às chamas no Pantanal já se estendem por mais de 90 dias. No entanto, há previsão de aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas na região, o que pode ajudar a conter o fogo.

Apesar da esperança das chuvas, o número de focos de incêndio no Pantanal este ano, até junho, já supera o que foi queimado durante o mesmo período de 2023. Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, apenas no primeiro semestre (até 26 de junho), foram registrados 3.426 focos de incêndio no Pantanal. O número está muito acima do normal e superior, inclusive, ao volume registrado em 2020, ano dos maiores incêndios já registrados na região.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile