Brasil

Apenas 4% dos incêndios no Pantanal ainda não foram controlados; outros 56% estão extintos

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (17), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que apenas 4% dos incêndios no Pantanal ainda não foram controlados pela equipes de enfrentamento ao fogo. Ao todo, mais de 770 mil hectares foram consumidos pelas chamas em 2024 no bioma. A fala foi feita em reunião no Palácio do Planalto com Lula e outros ministros do governo.

“Conseguimos extinguir 56% dos incêndios, 40% estão controlados e 4% em combate”, detalhou a ministra. Segundo Marina Silva, as regiões só entram na classificação de extintos após 10 dias de observação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os controlados, por outro lado, são aqueles que estão cercados e não tem mais como avançar, de acordo com a ministra do Meio Ambiente.

“Nós estamos sendo bem conservadores, presidente, estamos esperando 10 dias para dizer que aquele incêndio foi instinto, porque sempre existe o risco de reincidência. Os controlados são aqueles que ainda estão em combate, e em combate mas não controlados, são 4%, que são aqueles que ainda estamos na guerra contra eles”, explicou Marina.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Até 7 de julho, segundo o último levantamento do governo federal, aproximadamente 762.875 hectares de área no Pantanal foram devastados pelo fogo, o que representa 5,05% do bioma. Todas as ocorrências de incêndios foram atribuídas à ação humana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile