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Detentos já podem se inscrever para o Encceja 2024

Foto: Jody Davis/Pixabay

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2024 estão abertas a partir desta segunda-feira (22). As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de outubro.

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem indicar, até 2 de agosto, as unidades que aplicarão o exame, bem como seu responsável pedagógico, que será responsável por inscrever os candidatos através do Sistema Encceja. O prazo para inscrições se encerra em 9 de agosto.

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“No momento da inscrição, será necessário indicar quais provas o participante realizará e, se for o caso, solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. As indicações deverão ser formalizadas por ofício, firmando a adesão da instituição ao exame junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento deverá ser enviado por e-mail, com o assunto da mensagem ‘Adesão Encceja Nacional PPL 2024’”, informou o Inep.

O exame consistirá em quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

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O Encceja foi criado com o objetivo de ajudar jovens e adultos a retomarem sua trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada.

Segundo o Inep, as provas avaliam competências, habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no processo escolar quanto extraescolar. “As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes no nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

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O exame também serve como referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, guiando a implementação de procedimentos e políticas para melhorar a qualidade da educação de jovens e adultos, além de possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

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