Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta quarta-feira (21), policiais federais foram atacados com bombas e rojões por garimpeiros enquanto atracavam suas embarcações em um porto de Humaitá, no interior do Amazonas. O ataque ocorreu logo após a destruição de cerca de 200 dragas usadas para garimpo ilegal na região. (Vídeo no final da matéria).
Segundo a Polícia Federal, ninguém ficou ferido e, até o momento, não há informações sobre prisões. A Polícia Militar foi chamada para ajudar a controlar a situação, mas o tumulto continuava na cidade até o início da noite.
Os agentes da PF, com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), estão à frente da Operação Prensa, que visa combater o garimpo ilegal no sul do Amazonas. Iniciada na terça-feira (20), a operação está prevista para durar pelo menos mais dez dias.
No final da operação desta quarta-feira, os garimpeiros tentaram destruir as lanchas da polícia com bombas e rojões, mas foram dispersos por tiros de balas de borracha. Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que está monitorando a situação em Humaitá e que a Polícia Militar, em colaboração com a Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), está trabalhando para manter a ordem pública.
Ver essa foto no Instagram