Brasil

Polícia Federal faz operação contra incêndios criminosos no Pantanal; danos somam R$ 220 mi

Joédson Alves/Agência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (20) a Operação Prometeu, que visa combater crimes ambientais como incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terras públicas na região de Corumbá (MS). A ação conta com a colaboração do Ibama e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, e cumpre sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Corumbá.

As investigações, iniciadas após uma série de incêndios ocorridos este ano, apontaram que a área afetada é constantemente alvo de crimes ambientais e, posteriormente, de grilagem, com fraudes em órgãos governamentais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Polícia Federal, a ocupação irregular de 6.419,72 hectares está sendo utilizada para a pecuária, com pelo menos 2.100 cabeças de gado encontradas na área, embora se estime que mais de 7.200 animais tenham sido criados durante o período investigado.

A perícia da Polícia Federal estimou que os danos causados pela exploração ilegal ultrapassam R$ 220 milhões. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de incêndio em mata, desmatamento, exploração econômica de área pública, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Batizada de Operação Prometeu, a ação faz alusão à má utilização do fogo no Pantanal, comparando o avanço da pecuária na região com o mito grego de Prometeu, que roubou o fogo dos deuses e foi punido por Zeus.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile