Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A corrida eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte será decidida no segundo turno entre Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD). Com 93,83% das urnas apuradas, Engler lidera com 34,42% dos votos válidos, enquanto Noman segue com 26,45%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A surpresa maior ficou por conta de Mauro Tramonte (Republicanos), que liderou grande parte da campanha, mas perdeu força na reta final, ficando em terceiro lugar com 15,22% dos votos. Gabriel Araujo (MDB) surpreendeu ao conquistar a quarta posição com 10,59%, seguido por Duda Salabert (PDT), que obteve 7,68%. O deputado Rogério Correia (PT) ficou em sexto, com 4,4% dos votos.
Três dias antes das eleições, o cenário ainda era incerto, com projeções apontando um possível segundo turno entre Mauro Tramonte e Fuad Noman. As pesquisas mostravam um empate técnico entre Tramonte, Engler e Noman, todos com cerca de 21% das intenções de voto. No entanto, Tramonte caiu sete pontos nos últimos dias, enquanto Engler e Noman subiram, garantindo suas vagas na disputa final.
Bruno Engler, de 27 anos, é deputado estadual em Minas Gerais e coordenador do Movimento Direita Minas. Ele foi eleito pela primeira vez em 2018 e reeleito em 2022 com o maior número de votos entre todos os candidatos (637.412). Em 2020, concorreu à prefeitura da capital mineira, mas não venceu.
Fuad Noman, de 77 anos, é o atual prefeito de Belo Horizonte, tendo assumido o cargo em março de 2022, após a saída de Alexandre Kalil, que disputou o governo de Minas Gerais. Economista, Noman já ocupou cargos de destaque, como diretor do Banco do Brasil e secretário estadual da Fazenda de Minas Gerais, além de ter sido secretário municipal de Fazenda em Belo Horizonte.
A decisão final sobre o futuro prefeito de Belo Horizonte acontecerá no próximo dia 27 de outubro, em uma eleição que promete ser marcada por fortes embates entre os dois candidatos.