Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O 5º voo de repatriação de brasileiros e familiares no Líbano pousou na Base Aérea de São Paulo às 6h06 desta segunda-feira (14), trazendo 220 passageiros, incluindo 10 crianças de colo. Além das pessoas, a aeronave também transportava dois animais de estimação.
Desde o início da missão em 2 de outubro, o governo já resgatou 1.105 pessoas e 14 pets, sendo 10 gatos e 4 cães.
A operação, que utiliza o KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) no âmbito da missão Raízes do Cedro, deve continuar ainda nesta segunda-feira (14), com o avião decolando de São Paulo para buscar o sexto grupo de brasileiros em Beirute, no Líbano.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, cerca de sete mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil, sendo que a comunidade brasileira no Líbano é estimada em aproximadamente 20 mil pessoas. O local enfrenta um cenário de conflitos, e dois adolescentes brasileiros perderam a vida após bombardeios de Israel no final de setembro.
O último sábado (12) foi marcado por novos bombardeios, com o Ministério da Saúde do Líbano relatando pelo menos 51 mortes e 174 feridos devido a ataques israelenses. Mesmo com a continuidade dos ataques, o Itamaraty constatou um aumento no número de brasileiros que desistiram de retornar ao Brasil por meio da missão oficial. Para enfrentar o problema, o ministério reforçará a rechecagem de nomes por telefone, a fim de preencher as vagas e evitar dificuldades decorrentes das desistências.
A prioridade nos resgates tem sido dada a mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Diversos órgãos federais, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Saúde, Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Receita Federal, estão envolvidos no apoio aos repatriados na chegada ao Brasil.
Para assegurar a logística da operação, o governo federal publicou uma medida provisória na última sexta-feira (11), liberando R$ 80 milhões para o comando da Aeronáutica. Além das evacuações, a FAB já enviou 43 toneladas de donativos, como cestas básicas e insumos hospitalares, ao Líbano.
O Itamaraty segue alertando os brasileiros que ainda estão no país para que observem as orientações de segurança das autoridades locais e, se possível, tentem deixar o território por meios próprios.