Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Militar de São Paulo foi acionada na noite de domingo (27) após integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLM) invadirem um prédio na Avenida Nove de Julho, no centro da capital. O grupo também tentou ocupar um imóvel na região da Bela Vista.
Na Avenida Nove de Julho, o grupo estendeu faixas para marcar a invasão. A Polícia Militar (PM) informou que agentes do 11º Batalhão, do 7º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e do Choque foram chamados para negociar a saída dos invasores.
A corporação explicou que o outro prédio, alvo de tentativa de ocupação, fica no cruzamento das ruas Major Quedinho e Santo Antônio. A PM conseguiu evitar a invasão, dispersando o grupo com bombas de gás.
O Helicóptero Águia 12 sobrevoa os locais em apoio às ações e no patrulhamento preventivo.
Em redes sociais, a Frente de Luta por Moradia divulgou vídeos da invasão ao prédio na Avenida Nove de Julho e afirmou que o imóvel está abandonado.
Ainda no mesmo dia, um prédio público desativado foi ocupado por mais de cinquenta pessoas, incluindo crianças, na Rua da Mooca, 418, na zona leste de São Paulo.
De acordo com informações da equipe da RECORD, o local é um Centro Temporário de Acolhimento atualmente desativado, e os ocupantes reivindicam moradia.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, por meio de nota, informou que “a Polícia Militar foi acionada para atuar em ocorrências de invasão de propriedade entre o final da tarde e a noite de domingo. Os acionamentos ocorreram nos bairros da República, Bela Vista, Centro Histórico e Mooca, onde integrantes de um movimento por moradia invadiram imóveis”.
“Nos três primeiros endereços a situação foi controlada pela PM, sendo que na ocorrência da Bela Vista, três homens foram detidos. No imóvel da Mooca a GCM [Guarda Civil Municipal] permaneceu no local para negociar a desocupação. Foram registrados dois boletins de ocorrência no 8° DP [Delegacia Policial] (Brás)”.