Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um levantamento sobre o desempenho das 100 cidades mais populosas do Brasil, com mais de 273,5 mil habitantes, na oferta de serviços públicos essenciais revelou que os 10 municípios com as melhores avaliações estão localizados em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
A pesquisa, intitulada Desafios da Gestão Municipal 2024, analisou indicadores relacionados à qualidade de vida da população, com foco em serviços como saúde, educação e saneamento.
Cada cidade recebeu uma nota entre zero e um, sendo que quanto mais próxima de um, melhor o desempenho do município.
As cidades mais bem avaliadas foram Maringá (PR), Franca (SP), Jundiaí (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Cascavel (PR), São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP), São José do Rio Preto (SP) e Barueri (SP). Para a avaliação, o estudo levou em consideração 15 critérios, incluindo a taxa de matrículas em creche e pré-escola, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental, a mortalidade infantil e prematura por doenças crônicas, a cobertura de saúde básica, a taxa de homicídios e óbitos no trânsito, além de aspectos relacionados ao saneamento básico, como esgoto tratado, perdas na distribuição de água e coleta de lixo.
De acordo com os autores do levantamento, o objetivo é “provocar reflexões por parte dos atores públicos e da sociedade” para aumentar a efetividade da gestão pública, utilizando dados e evidências, selecionando prioridades e identificando boas práticas. Eles alertam que os prefeitos que assumirão os cargos em janeiro enfrentarão desafios conhecidos nas áreas de educação e saúde, além de questões emergentes. Segundo a pesquisa, os serviços prestados à população ainda estão aquém dos padrões satisfatórios e distantes dos níveis de países desenvolvidos.
A pesquisa abrangeu 26 estados brasileiros, com exceção do Distrito Federal. A região Sudeste concentrou o maior número de cidades avaliadas, com 51 municípios, sendo 30 em São Paulo, 9 no Rio de Janeiro, 8 em Minas Gerais e 4 no Espírito Santo. O Nordeste foi a segunda região com maior representação, com 20 cidades, seguida pelo Sul, com 14, e o Norte, com 9. O Centro-Oeste teve 6 cidades analisadas.
O resultado completo da pesquisa revelou que Maringá (PR) obteve a melhor nota, com 0,765, seguida de Franca (SP) com 0,722 e Jundiaí (SP) com 0,721. Já as cidades com menor avaliação incluem Macapá (AP), com 0,403, e Duque de Caxias (RJ), com 0,416.