Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quinta-feira (14) os gabaritos e os Cadernos de Questões do Enem 2024, antecipando a data prevista de 20 de novembro. O material está disponível no portal do Inep, organizado por cores de cadernos e por dia de aplicação.
Durante a aplicação, uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza e não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes. A seguir, estão os números das questões anuladas em cada caderno: para o caderno verde, a questão 124; para o cinza, a questão 100; para o azul, a questão 129; e para o amarelo, a questão 102.
Além disso, os cadernos das provas adaptadas para deficientes visuais também foram disponibilizados. Por meio do software NonVisual Desktop Access (NVDA), que transforma texto em fala, e do programa Dosvox, que se comunica com o usuário por síntese de voz, as versões adaptadas oferecem acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024, previsto no edital para quem não pôde comparecer por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, termina nesta sexta-feira (15). Os candidatos que optarem pela reaplicação farão as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2024, e os resultados finais serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.
O Enem, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica, é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), o exame também serve como critério para o acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os resultados podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições de ensino portuguesas que possuem convênios com o Inep, garantindo acesso facilitado às universidades em Portugal.