Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar uma denúncia de fraude no concurso público realizado pela Prefeitura de Salvador no último domingo (17). O certame, que ofereceu 593 vagas na área da saúde, foi marcado por um incidente no local de aplicação das provas, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), um dos 78 pontos de teste da cidade.
O concurso, que teve o edital divulgado em agosto, visa preencher 593 vagas de níveis médio, técnico e superior nas áreas de saúde, incluindo profissionais de atendimento integrado, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. Os salários variam entre R$2.250,00 e R$12.666,50. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 17 de fevereiro de 2024.
Candidatos que disputavam vagas para o cargo de enfermeiro (a) alegaram que um dos envelopes com as provas estava violado antes de seu início, o que levou a um protesto. Após a avaliação da situação, o grupo decidiu não participar do concurso, exigindo a ata de registro do evento e seguindo em seguida para a 1ª Delegacia dos Barris para formalizar a queixa.
De acordo com a Polícia Civil, 10 candidatos apresentaram denúncias formais sobre o ocorrido, e a investigação está em andamento para esclarecer os fatos.
Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pela organização do concurso, reconheceu que houve um “desconforto” entre os candidatos quanto ao lacre de um dos envelopes, que, segundo eles, não estaria devidamente fechado. No entanto, o Idecan ressaltou que, de acordo com a ata registrada pelos próprios participantes, não houve sinais de violação ou rasura no material, que foi considerado íntegro.