Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Após uma sequência de dias de intenso calor, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil enfrentam risco de temporais durante todo o fim de semana. A previsão indica chuvas fortes para sábado (30) e domingo (1) em quase todos os estados dessas regiões.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que a causa das tempestades será o avanço de uma frente fria entre as duas regiões, que irá canalizar a umidade da Amazônia. Esse fenômeno, combinado com um cavado e com o calor intenso, favorecerá a formação de tempestades. Luengo destaca que a combinação do calor com a umidade contribuirá para o clima instável.
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e todo o Centro-Oeste devem ser atingidos por temporais nos dois dias do fim de semana. A instabilidade também se estenderá ao Norte do Brasil, afetando Rondônia, Tocantins e parte do Amazonas.
O meteorologista também aponta que, a partir de agora, as frentes frias não trarão mais um ar frio, mas sim muita chuva. Com isso, as temperaturas devem cair, mas o clima seguirá abafado. “O padrão de verão, com calor e temporais à tarde, está de volta. A temperatura diminui um pouco, mas o tempo continua quente e com chuva”, lembra Luengo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), toda a faixa que vai do Amazonas até o norte do Rio Grande do Sul deverá receber chuvas nos próximos dias, com volumes de até 50 milímetros por dia, acompanhados de ventos intensos, de até 60 km/h.
Quanto às demais regiões do país, o Sul terá temporais mais intensos ao norte do Rio Grande do Sul, especialmente no domingo (1). Já em Santa Catarina e no Paraná, a chuva será mais fraca, sem expectativa de temporais. No Nordeste, o tempo deve seguir firme e ensolarado na maior parte da região. No Norte, espera-se chuva forte, mas os temporais serão mais isolados, com destaque para Tocantins, Rondônia, sul do Amazonas e Acre.
Com o avanço da frente fria, as temperaturas, que estavam elevadas nos últimos dias, devem cair um pouco. O Rio de Janeiro, que registrou a maior temperatura do ano nesta quinta-feira (43,2°C), deve ter máxima de 32°C no sábado e 28°C no domingo. Em São Paulo, onde os termômetros chegaram a 34°C, a máxima não deve ultrapassar 26°C durante o fim de semana. Em Belo Horizonte, que também teve máxima de 33°C, as temperaturas devem ficar em torno dos 30°C.
A previsão para o início de dezembro indica que o mês seguirá com dias quentes e chuvosos. O Inmet espera chuvas acima da média em grande parte do Norte, no nordeste de Mato Grosso, em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no oeste do Piauí. A Climatempo aponta que ao menos quatro ou cinco frentes frias passarão pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro durante o mês, o que pode favorecer a ocorrência de pelo menos dois corredores de umidade na região.
No entanto, em outras áreas, as chuvas serão abaixo da média, com exceção de algumas regiões do leste de Santa Catarina e do norte do Paraná. Apesar da previsão de chuvas, as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país, com possibilidade de calor excessivo, especialmente no Norte, onde as temperaturas médias podem superar os 28°C.