Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Neste domingo (1º), os moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos com o teste do novo sistema de alerta de emergência, realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em parceria com a Defesa Civil Nacional, o Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras de telefonia. Por volta das 15h, celulares de toda a cidade começaram a emitir um som intenso, acompanhado de uma mensagem que informava sobre a demonstração do sistema.
A mensagem, enviada por todas as operadoras, alertava: “Defesa Civil BH: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em BELO HORIZONTE/MG. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”. A notificação foi simulada para avaliar o funcionamento do sistema em situações de emergência real, interrompendo qualquer conteúdo no dispositivo, mesmo quando o aparelho estava no modo silencioso.
O sistema, que utiliza a rede de telefonia celular, envia mensagens de texto e alertas sonoros em áreas de risco, abrangendo regiões com cobertura 4G ou 5G, sem exigir cadastro prévio dos usuários. O objetivo do teste era familiarizar a população com o funcionamento do alerta em situações emergenciais.