Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O pagamento do Auxílio Gás, inicialmente previsto para ocorrer junto ao Bolsa Família, será iniciado nesta quinta-feira (12), conforme informou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O motivo do atraso não foi divulgado pela pasta.
O benefício, equivalente ao valor integral de um botijão de 13 kg, foi mantido em R$ 104 neste mês. Nesta quinta-feira, receberão os valores as famílias com Número de Inscrição Social (NIS) de finais 1, 2 e 3. Para os demais beneficiários, o pagamento seguirá o cronograma do Bolsa Família, com liberações diárias até 23 de dezembro.
Devido ao atraso, o calendário do Auxílio Gás para dezembro ficou assim definido:
- 12/12 (quinta-feira): NIS 1, 2 e 3 (plataforma social)
- 13/12 (sexta-feira): NIS 4 (conta bancária via Caixa Tem)
- 16/12 (segunda-feira): NIS 5 (conta bancária via Caixa Tem)
- 17/12 (terça-feira): NIS 6 (conta bancária via Caixa Tem)
- 18/12 (quarta-feira): NIS 7 (conta bancária via Caixa Tem)
- 19/12 (quinta-feira): NIS 8 (conta bancária via Caixa Tem)
- 20/12 (sexta-feira): NIS 9 (conta bancária via Caixa Tem)
- 23/12 (segunda-feira): NIS 0 (conta bancária via Caixa Tem)
O Auxílio Gás é destinado às famílias cadastradas no CadÚnico, que tenham pelo menos um membro beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa também prioriza mulheres chefes de família e vítimas de violência doméstica.
O benefício tem duração prevista até o final de 2026 e é pago a cada dois meses. Em dezembro, 5,49 milhões de famílias serão contempladas, com um custo total de R$ 570,56 milhões para o governo.
As parcelas de dezembro para os NIS 1, 2 e 3 serão liberadas pela plataforma social, mesmo para quem normalmente recebe em conta bancária. Caso não sejam sacadas até 26 de dezembro, os valores serão transferidos automaticamente para as contas bancárias vinculadas, que podem ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem e pelo cartão de débito do Bolsa Família.